Voltar

SINAIS DE AUTISMO EM BEBÊS DE 1 ANO

SINAIS DE AUTISMO EM BEBÊS DE 1 ANO – Fique atento e conheça alguns sinais de autismo que podem ser observados em bebês de 1 ano, pois o diagnóstico precoce é a melhor ferramenta para ajudá-los.

Por mais que não exista cura para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a detecção precoce deste transtorno é fundamental para iniciar o tratamento o quanto antes e, com isso, promover uma grande melhora na vida das crianças afetadas e de suas famílias. 

Nos dois primeiros anos de vida, o desenvolvimento do indivíduo acontece de forma exponencial e com grandes mudanças. Geralmente, os bebês crescem e, por volta dessa idade, já conseguem falar e andar. Lembrando que isso é uma média, pois o ritmo varia de criança para criança e, portanto, cada uma deve ser vista como um ser único.

Nesse sentido, os sinais do autismo podem aparecer em bebês de 1 ano. As dificuldades em se comunicar e brincar com outros da mesma faixa etária são alguns dos sintomas que comumente são notados. Dessa forma, conheça os principais sinais de autismo nos bebês de 1 ano de idade.

SINAIS DE AUTISMO

– Não reagir a sons:

Um dos sinais é a não reatividade do bebê a sons ou estímulos auditivos. Normalmente, os infantes conseguem ouvir e reagir aos estímulos desde a vida intrauterina e, ao nascerem, é comum que eles se assustem com ruídos altos, como também é esperado que eles direcionem o rosto no sentido de algum som ou música, por exemplo.

Em contrapartida, quando o pequeno não reage aos estímulos sonoros, a primeira coisa que os pais pensam é na possibilidade dele ter nascido com surdez, mas, na verdade, o autismo pode ser a causa. Nesse sentido, o conhecido teste da orelhinha pode ser feito com o intuito de tirar as dúvidas sobre um possível comprometimento da audição. Caso a criança não tenha nenhum problema auditivo, a suspeita de TEA aumenta.

– Não emite sons:

É comum que os bebês, nos momentos em que estão acordados, tentem interagir ou chamar atenção dos pais ou responsáveis com gritos ou gemidos. Entretanto, quando o pequeno tem autismo, ele não costuma emitir sons, mesmo que não tenha comprometimento da fala, pois prefere não interagir com os outros à sua volta.

Na faixa etária dos 2 anos ou mais, já é esperado que as crianças consigam formar pequenas frases. No entanto, infantes com TEA geralmente não usam mais de 2 palavras, pois preferem apontar, caso queiram algo, ou repetem palavras que lhe foram ditas várias vezes.

– Ausência de expressões faciais

Por volta de 2 meses, os bebês podem esboçar sorrisos, ainda que não compreendam o que um sorriso significa. Comumente, eles fazem essas expressões faciais quando estão perto de adultos ou de outras crianças. Todavia, o bebê com TEA tende a apresentar a mesma expressão facial ou apresentar poucas variações, dentre elas, o sorriso pode não estar presente e isso faz com que pareça que ele nunca está alegre ou satisfeito..

– Recusar beijos e abraços

Os bebês normalmente se sentem amados e seguros ao receberem abraços e beijos dos pais. Em relação ao TEA, os pequenos com esta condição costumam não gostar desses tipos de demonstração de afeto. Muitas vezes, eles não gostam nem de ficar no colo, não conseguem olhar nos olhos e podem ter repulsa ao contato muito próximo, mesmo com seus familiares.

– Não responder quando é chamado

Nessa fase de 1 ano de idade, em crianças típicas já existe a capacidade de responder quando chamadas. Por exemplo, quando o pai ou a mãe chamam, elas respondem, indo de encontro a quem chamou ou emitindo algum som em resposta. No caso do bebê com autismo, essa resposta não existe, de modo que ele não tenta responder de nenhuma forma, ignorando completamente o chamado como se não tivesse escutado nada.

SINAIS DE AUTISMO EM BEBÊS DE 1 ANO – REFERÊNCIAS

REIS, S. T.; LENZA, N. A Importância de um diagnóstico precoce do autismo para um tratamento mais eficaz: uma revisão da literatura. Revista Atenas Higeia, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1 – 7, 2019. Disponível em: http://atenas.edu.br/revista/index.php/higeia/article/view/19. Acesso em: 17 out. 2022.

ARAÚJO, Érika de F.; TARABAL, T. R.; LOPES, D. S. L.; SILVA, M. C. B.; OLIVEIRA, E. P. INVESTIGAÇÃO DE SINAIS DE RISCO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO EM BEBÊS USUÁRIOS DE UM CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO. Apae Ciência, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 12–19, 2022. DOI: 10.29327/216984.17.1-2. Disponível em: https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/216. Acesso em: 17 out. 2022.

12 Early Signs of Autism in 1-year-olds. InSTEPPS, 2018. Disponível em: https://www.instepps.com/2022/08/24/12-early-signs-of-autism-in-1-year-olds/. Acesso em: 17 out. 2022.

Você também pode se interessar...

31 respostas em “SINAIS DE AUTISMO EM BEBÊS DE 1 ANO”

Acabei de descobrir q meu neto de 1 aninho e e 9 meses tem altismo ainda não enderificado o grau pois só t m 3 meses q o médico viu isso.

Olá Francisca, tudo bem?

Compreendo a sua situação e entendo que não seja fácil, a informação técnica e de qualidade seguida do diagnóstico de um profissional responsável é a melhor forma de lidar com esse tipo de situação. Temos conteúdos disponíveis em nosso site e canal do Youtube acerca da temática, vale a pena conferir: https://youtube.com/neurosabervideos

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá Germanna, tudo bem?

Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá Carolina, tudo bem?

Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Minha bebê de 1 ano e dois meses quando chora joga a cabeça contra o chão isso des dos 9 meses mas depois de 1 ano ficou frequente não gosta de beijos e abraços não gosta muito de fica no colo gosta mas de brinca só se estressa muito facio de têm dificuldade em dorme só cochila um vez ao dia

Olá Leticia, tudo bem?

Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Meu bebe tem 1 ano e 5 messes ele responde quando eu chamo vem de encontro a mim ou olha pra mim na hora brinca com outras crianças tudo normal unico problema é a fala ele somente fala lalalala toda hora e as vezes solta um mamama, fala ai quando se machuca fala uiii fala hum fala também algumas letras como A e i somente estou muito preocupada todos acham que eu sou louca mas eu sinto algo diferente

Olá Gabrieli, tudo bem?

Olá, tudo bem? Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Meu filho tem 1 ano e 06 meses, ele não fala ainda mas repete algumas letras das musicas que ele escuta na televisão e ele não atende quando o chamamos nem pelo nome e de nenhuma forma, mas quando ele escuta as musicas que ele costuma a ouvir ele vem correndo para assistir e dançar. ele não se encaixa nos outros sintomas da TEA, oque devo fazer ?

Olá Marcus, tudo bem? Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes.. Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção.

De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões!

Oiiii , meu filho tem 1 ano e 5 meses , ele não anda , não come qualquer coisa , come apenas : arroz ( um por um), banana, batata palha , e algumas bolachas … ele não fala , apenas fica cantarolando as músicas que vê nos desenhos a unica coisa que ele fala é mamaman quando fica com sono e bem estressado , seu filho é assim? Com quanto tempo ele andou e falou?!!

Minha bebê tem 1 ano e 7 meses. Não responde quando chamamos ela, anda nas pontas dos pés, não gosta de sair de casa e nem de receber visitas. Todas as vezes que vou com ela em lugares que ela não conhece, ou quando vem estranho em casa ela chora muito. Ela só come com as mãos, e tudo que ela pega pra comer ela não põe direto na boca, ela vai pegando pedacinhos, porém do meio do alimento. Ela cutucar até tirar um pedacinho. Ela também é muito nervosa, odeia ouvir não. Se falo pra não mexer em algo que ela está nas mãos, ela joga a coisa no chão, se joga no chão e fica lá chorando e esperneando. Confesso que fico assustada, prq ela é assim desde os primeiros dias de vida. Não sei se é o gênio, ou se é algum grau de autismo. Eu fui diagnosticada com tea e tdah, meus outros dois filhos são tdah. Não sei se ela é tea.

Olá Amanda, tudo bem?

Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Então tenho um BB de 1 ano eu li o conteúdo mais o meu qd eu chamo vem com a mamãe 1 ou 2 vezes ele vem gosta de ficar no colo brinca com as pessoas ele só e muito nervoso qd a irmã dele brinca com ele 1 ou 2 vezes da mesma coisa as vezes ele não gosta aí então ele vai levanta a mão pra bater nela eu repreendo que não pode bater ele entende qd vamos brincar eu e o pai dele ele vê a nossa cena começa a chora aí então nois para com a brincadeira ele fica normal tenho dúvidas alguém pra me ajudar pediatra do SUS diz que ele e uma criança muito esperta desenvolvimento rápido aí então tenho dúvidas

Olá Jéssica, tudo bem?

É normal que as crianças tenham altos e baixos em seu comportamento e reações emocionais, especialmente quando são tão novas. É importante lembrar que cada criança se desenvolve em seu próprio ritmo e tem seu próprio conjunto de personalidade e temperamento.

Com relação à reação do seu filho quando sua irmã brinca com ele, pode ser que ele ainda esteja aprendendo a se comunicar e expressar suas emoções de maneira apropriada. É importante que você continue a ensiná-lo que bater ou ser agressivo não é uma forma aceitável de lidar com a frustração ou a raiva.

Quanto às suas dúvidas sobre o desenvolvimento do seu filho, é sempre uma boa ideia conversar com um profissional de saúde qualificado, como um pediatra. O pediatra pode avaliar o desenvolvimento físico e cognitivo do seu filho, bem como quaisquer preocupações que você possa ter. Se você não estiver satisfeito com as respostas que está recebendo do pediatra do SUS, pode ser útil procurar uma segunda opinião de outro profissional de saúde.

Lembre-se de que cada criança é única e pode se desenvolver de maneira diferente. Tente se concentrar nas coisas positivas que seu filho está fazendo e continue a fornecer um ambiente seguro e amoroso para ele crescer e se desenvolver.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

O meu filho acabou de fazer 1 ano e 4 meses, ele é super ativo gosta de sair de ir passear, fala mais na linguagem dele não entendemos nada, pronunciou poucos palavras como (ma)que é mamãe,(papa) que é papai e (Da) quando quer alguma coisa mais deixou de falar (ma) e (papa) só está pronunciando o (Da) toda vez que quer alguma coisa mais fico preocupa com algumas questões ele anda as vezes na ponta dos pés,ele também mexe muito as mãos com objetos, sem objetos fica balançando com ações repetitivas, brinca com os brinquedos girando todo objeto que ele pega é pra girar, atende as vezes quando é chamado reage a sons mais só os que ele gosta apesar disso ele gosta de colo e de carinho. Mesmo assim bate aquela preocupação.

Olá Geirla,

Entendo a sua preocupação em relação ao desenvolvimento do seu filho. É importante lembrar que cada criança tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento e algumas diferenças são normais nessa fase.

No entanto, alguns comportamentos podem ser sinais de alerta e é importante que você converse com o pediatra do seu filho sobre as suas preocupações. O pediatra pode realizar uma avaliação do desenvolvimento global da criança e, se necessário, encaminhá-la para um especialista, como um neuropediatra ou um psicólogo infantil.

Algumas das características que você mencionou, como o fato do seu filho andar na ponta dos pés e apresentar movimentos repetitivos com objetos, podem ser indicativos de uma condição chamada Transtorno do Espectro Autista (TEA). No entanto, é importante lembrar que essas características também podem estar presentes em outras condições e nem sempre indicam um diagnóstico de TEA.

Além disso, é importante observar se o seu filho apresenta outras dificuldades no seu desenvolvimento, como atrasos na fala, na interação social e na comunicação. Essas são características comuns em crianças com TEA.

Enquanto aguarda a consulta com o pediatra, você pode estimular o desenvolvimento do seu filho oferecendo atividades lúdicas e estimulantes, como brincadeiras com blocos, jogos de encaixe e brincadeiras de imitação. Também é importante ter uma rotina estruturada e previsível para a criança, com horários regulares para as refeições e para as atividades diárias.

Lembre-se de que o amor, o carinho e a paciência são fundamentais nesse processo de desenvolvimento da criança. Com o apoio adequado, seu filho poderá superar suas dificuldades e atingir seu potencial máximo.

Meu bebê de 1 ano e 7 meses até 1ano comia de tudo ,quando fez 1 ano parou de comer come somente arroz puro
Ele n brinca com os brinquedos dele gosta de pegar vassouras tudo q tem n volta dele e toca tudo longe .Ele falava Peppa agora diz pp, mãe agora fala Man,Dada gato é Ga as poucas palavras que pronunciava ele agora fala sílabas.Musica tem q ser bem alta aí ele dança somente girando.Ele n gosta de crianças ele sempre judia até dos irmãos mais velhos.E a noite ele acorda a noite toda praticamente me chamando.

Boa Noite!
Estou no estágio de convivência para adotar uma bebê de 5 meses . Ela é prematura de 36 semanas , nasceu sem ocorrências, no entanto foi constata falta de estímulos para idade dela . Pois, não vira e não consegue ficar sentada. Ela ouve encherga direitinho, chora qdo estranho pega no colo ….irá iniciar estimulação com a equipe multiprofissional urgente…..posso indicativo de tea

Olá Sônia, tudo bem?

O atraso no desenvolvimento motor, como a falta de habilidades para virar ou sentar, pode ter várias causas e nem sempre indica um Transtorno do Espectro Autista (TEA). É comum que os bebês alcancem esses marcos em diferentes idades, e alguns podem demorar mais do que outros para desenvolver essas habilidades.

É essencial que você consulte a equipe multiprofissional que está acompanhando o caso para obter informações mais precisas sobre a situação da bebê e para receber orientações sobre como apoiar seu desenvolvimento. Eles poderão avaliar e monitorar seu progresso, fornecendo o suporte necessário.

Jhulli, Equipe NeuroSaber 💙

Meu filho se treme quando entro em carro ou quando ver um ônibus, balança a cabeça para os lados antes de dormir, pode ser autismo? Devo procurar um especialista?

Olá, tudo bem?

Se você está preocupada com o comportamento do seu filho, é uma boa ideia procurar a avaliação de um profissional de saúde especializado, como um pediatra ou um neurologista infantil. Eles podem realizar uma avaliação completa e fornecer um diagnóstico adequado. Lembre-se de que apenas um profissional de saúde qualificado pode fazer um diagnóstico adequado e fornecer orientações específicas para o seu filho.

Jhulli, Equipe NeuroSaber 💙

Olá tenho uma bebê de 1 ano e sete meses ela e super inteligente fala tudo que escuta até palavras diferentes não gosta de brincar com criança do tamanho dela só brincar com criança maiores ela fala palavras difícil até mesmo ser ter ouvido sabe contar de 1a 10 fala cores será que deve me preocupar

Olá Richelane, tudo bem?

É sempre aconselhável monitorar o desenvolvimento geral de uma criança e garantir que ela esteja atingindo marcos importantes em várias áreas, como habilidades motoras, sociais e emocionais. Se você tiver alguma preocupação específica sobre o desenvolvimento de sua filha ou notar algum sinal de atraso em alguma área, é aconselhável conversar com um pediatra ou um especialista em desenvolvimento infantil. Eles podem fornecer orientações e recomendações específicas para o caso dela.

Jhulli – Equipe NeuroSaber 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *