Voltar

Dicas de como aproveitar ao máximo a leitura em voz alta com crianças

Leitura em voz alta é uma das maneiras mais fáceis de construir um vínculo com as crianças e, ao mesmo tempo, desenvolver uma variedade de marcos de desenvolvimento. 

Tem muitos benefícios para o desenvolvimento da linguagem das crianças e outras habilidades emergentes de alfabetização. 

Ao ler em voz alta para as crianças, as habilidades de escuta e atenção começam a aumentar. À medida que ouvem, elas absorvem novas palavras do vocabulário e aprendem as pronúncias, o uso das palavras, a gramática adequada e as dicas de alfabetização emocional. 

Além disso, ler em voz alta fortalece a imaginação da criança, dando vida à história. Saiba mais lendo o artigo!

Os benefícios da leitura em voz alta

A leitura em voz para as crianças, desde a primeira infância, tem diversos benefícios. E é por isso que devemos separar, nem que sejam poucos minutos, para ler em voz alta para os pequenos.

Ler em voz alta ajuda as crianças a desenvolver associações positivas com os livros. Isso alimenta sua imaginação, ajuda-os a se relacionar com os cuidadores e dá a eles uma compreensão contextual de lugares, pessoas, eventos e contos clássicos que os transportam para além de sua casa e vizinhança.

Entre os benefícios da leitura em voz alta, ela expõe a criança a vocabulário, gramática adequada e ideias novas e estimulantes. Ler em voz alta é uma atividade incrivelmente valiosa para fazer com crianças que estão começando a ler. 

Também envolve e estimula a imaginação da criança, aumenta a capacidade de atenção e a capacidade de concentração da criança. Além disso, modela o comportamento de leitura positivo, mostra a uma criança que os livros merecem atenção e interesse, e pode ser divertido para adultos e crianças!

Como aproveitar ao máximo a leitura em voz alta 

1. Escolha livros que toda a família possa desfrutar junta

Existem certos livros que agradam a qualquer idade, estes são os livros que você gostava quando criança e ainda ama, até hoje. 

Os livros onde seus filhos imploram por apenas mais um capítulo. Aquelas onde ouvem com atenção extasiada, desde os mais velhos até os mais novos.

2. Dê às crianças a oportunidade de se moverem

Ficar sentado é difícil para crianças pequenas. Às vezes, ficar sentado quieto também é difícil para crianças grandes.

Sim, pode ser uma distração quando você está lendo para seus filhos e eles estão inquietos e fazendo uma tonelada de perguntas.

Mas, é normal.

Dê às crianças a oportunidade de se moverem. Deixe-os falar quando tiverem um pensamento.

Quando você se sentar para ler, mostre os tijolos, giz de cera ou um novo quebra-cabeça. Dê a eles algo para manter as mãos ocupadas enquanto ouvem.

Ler em voz alta não é uma corrida. É uma maratona.  Pense em todas as lembranças que você fará quando cultivar o amor pela leitura juntos em casa.

3. Combine a leitura com a hora do lanche

Conforme já dito antes, quando você dá às crianças algo para fazer com as mãos, você pode ler junto com menos interrupções.

A hora do lanche é perfeita para ler em voz alta.

Você também pode ler para seus filhos durante as refeições. Se vocês estão todos sentados à mesa na hora do almoço, por que não ler alguns capítulos de um livro em voz alta?

4. Tente ouvir audiolivros

Quando você está em uma rotina de leitura, os audiolivros podem ser a resposta.

Hoje em dia, os audiolivros podem ser acessados ​​de qualquer dispositivo inteligente e, em muitos casos, você pode ouvi-los gratuitamente.

Os audiolivros são frequentemente narrados por dubladores incrivelmente talentosos e são uma boa mudança de ritmo quando você precisa mudar as coisas.

Escolha clássicos atemporais ou novas leituras divertidas, deixe as crianças fazerem petiscos ou brincarem enquanto você lê – e você revigorará sua rotina de leitura em um piscar de olhos.

5. Tente ler durante a hora da soneca

Se você está lutando para incorporar o tempo de leitura em voz alta da família quando sua criança está acordada, pode ser hora de considerar a leitura durante a soneca.

Agora, isso não quer dizer que seu filho nunca deva ser incluído quando vocês lerem juntos. Definitivamente, continue lendo durante seu tempo acordado – livros de quadro, livros ilustrados e até mesmo livros com capítulos para iniciantes são fantásticos quando entram nos anos pré-escolares.

Os livros têm o poder de beneficiar crianças pequenas de muitas maneiras. Sempre procure tornar a leitura divertida e lembre-se das centenas de oportunidades diárias para reconhecer palavras. 

Ler placas de vitrines ou rótulos de alimentos é uma forma criativa de promover a leitura e ajudará elas a compreenderem o significado da leitura no mundo real.

Poucas coisas são mais gratificantes para uma criança do que possuir uma habilidade transformadora que abre portas para novas aventuras e experiências. 

Quanto mais os adultos lêem em voz alta para as crianças, mais elas se beneficiam com isso. Então, pegue sua história favorita, aconchegue-se com seu filho e comece a criar aqueles leitores eternos.

Para saber mais como motivar as crianças no processo de leitura, veja esse vídeo:

Referências 

MERGA, Margaret Kristin et al. Five tips to help you make the most of reading to your children. ABC News. Opinion, v. 2, 2018. Disponível em <https://www.abc.net.au/news/2018-04-02/five-tips-to-help-you-make-the-most-of-reading-to-your-children/9609582> Acesso em 13 out 2021.

Você também pode se interessar...

2 respostas em “Dicas de como aproveitar ao máximo a leitura em voz alta com crianças”

Achei muito interessante “Os benefícios da leitura em voz alta”, a riqueza que é, quando explorada de maneira correta e criativa.
Os vídeos também são de muita utilidade e ajudam muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *