Voltar

A importância da Psicomotricidade para o Desenvolvimento Infantil

Sabemos que o conceito de psicomotricidade, muitas vezes, é confuso para algumas pessoas. Muitos, acreditam que essa habilidade refere-se somente a criança conseguir  se movimentar bem!

Porém, a psicomotricidade e a sua importância durante o desenvolvimento infantil vão muito além disso. Vamos falar mais sobre isso neste artigo!

Ter um bom desenvolvimento da psicomotricidade é sempre um indicador para a aquisição correta da linguagem e também da escrita. E por isso o termo psicomotricidade também integra as interações cognitivas, emocionais, simbólicas e sensório-motoras que operam na criança ao longo de seu desenvolvimento cognitivo, motor e emocional. Intervenções destinadas a melhorar o trabalho da psicomotricidade.

A psicomotricidade, é só brincar?

Um dos maiores enganos a respeito da psicomotricidade é acreditar que o desenvolvimento vai acontecer somente a partir de brincadeiras. 

Devemos deixar claro que, a brincadeira é sim muito importante para o desenvolvimento infantil e também para o desenvolvimento da psicomotricidade. No entanto, a brincadeira precisa ter um objetivo claro e definido. 

É fato que a brincadeira estimula todos os aspectos envolvidos, porém é importante entendermos onde e como é que acontecem essas transformações do cérebro durante o desenvolvimento da criança.

Como estimular a psicomotricidade

A atividade psicomotora, durante o desenvolvimento infantil, é a experiência da criança com seu corpo em relação aos movimentos, aos objetos e aos espaços. E por isso as atividades para estimular a psicomotricidade devem ser atraentes, variadas, agradáveis e lúdicas. 

Essas atividades devem levar em consideração algumas questões, que são o espaço, materiais e o papel do adulto.

Os materiais devem ser variados e adequados à idade da criança. Além disso, tanto o adulto quanto o espaço utilizado devem acompanhar as crianças em suas brincadeiras e movimentos. Os pontos mais adequados para a criação de um espaço de psicomotricidade são os seguintes:

O espaço 

Deve ser um ambiente seguro. Ao mesmo tempo, deve ser estimulante o suficiente para que as crianças desenvolvam as habilidades que nos interessam.

Os materiais

Quanto mais variedade de materiais houver na sala de aula, maior será o desenvolvimento psicomotor das crianças.

O papel do adulto 

O adulto deve ter a capacidade de observar e ouvir e de se comunicar verbalmente e não verbalmente. Além disso, é fundamental ter uma boa atitude e estar envolvido no jogo.

Quer uma sugestão de atividade? Veja esse vídeo até o final, uma atividade simples e super divertida. 

A importância da Psicomotricidade para o Desenvolvimento Infantil

Vimos então que a Psicomotricidade não se desenvolve somente por meio do brincar e do lúdico. Esses são, sem dúvidas, muito importantes para o desenvolvimento, mas que ele se dá por outros meios também. 

Mas a grande questão é qual a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento infantil?

Quando falamos em desenvolvimento, estamos tratando sobre as etapas da vida de uma pessoa, não somente na infância, mas sim em todas as fases e idades. 

Porém, o desenvolvimento infantil é um assunto de extrema importância, pois é durante os primeiros 7 anos de vida que ocorrem grandes marcos e onde se dá o maior nível de desenvolvimento neurológico, neuropsicológico, emocional, motor, linguístico, entre outros. 

É aí que ocorrem as primeiras impressões que temos do mundo, é quando aprendemos a andar, falar, nos alimentar, ir ao banheiro, também a nos comunicar, a lidar com nossas frustrações e nossos limites, a traçar e alcançar objetivos.

E, por esses motivos, o desenvolvimento psicomotor das crianças é muito importante, principalmente para uma aprendizagem satisfatória. Isso porque ele contribui para o processo do amadurecimento em período escolar e também para a fase de alfabetização. 

É possível que a causa de muitas dificuldades escolares das crianças apareçam justamente por um não desenvolvimento da psicomotricidade. Ou seja, às vezes muitos pais e professores tentam identificar dificuldades quando a criança entra na escola, e essas dificuldades podem estar relacionadas a baixos estímulos da psicomotricidade da criança durante seu desenvolvimento. 

Então, esses são os motivos pelos quais a psicomotricidade é tão importante para o desenvolvimento infantil. 

Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe nos comentários!

Referências

BRITES, Luciana. PEPI: Programa especializado em Psicomotricidade Infantil. Londrina: Editora NeuroSaber, 2021. 

Você também pode se interessar...

3 respostas em “A importância da Psicomotricidade para o Desenvolvimento Infantil”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *