Voltar

Quais são os tipos de deficiência intelectual?

A deficiência intelectual pode ser identificada em diversos tipos de transtorno de desenvolvimento, caracterizando-se por um nível cognitivo abaixo da média, além de dificuldades significativas na vida diária, como autocuidado, segurança, socialização e dificuldade de raciocínio e compreensão.

Pessoas com deficiência intelectual — DI — podem processar as informações mais lentamente, ter dificuldade na comunicação, nas habilidades cotidianas e com conceitos abstratos. A deficiência intelectual pode ser causada por uma condição genética, problemas na gravidez e no parto, doenças e fatores ambientais, continue lendo esse artigo para entender mais sobre ela!

A DI atinge em torno de 3 a 4% das crianças, que apresentam comportamentos abaixo do esperado para a sua idade cronológica, dificuldades de adaptação, na aprendizagem — demoram mais tempo para aprender o mesmo conteúdo — e em muitas situações do cotidiano, por não conseguirem compreender sinais ou situações sociais.

Principais características da deficiência intelectual

As crianças com algum tipo de deficiência intelectual, além de apresentarem um nível cognitivo abaixo do esperado, são muito dependentes e necessitam de um adulto que as ajude a compreender algumas coisas. Também costumam evitar determinadas atividades, porque sentem dificuldade na compreensão e elaboração das mesmas.

A criança com deficiência intelectual demora mais no seu processo de alfabetização e para aprender os conteúdos da escola. Além disso, podem ter dificuldade de interação social por não conseguirem acompanhar conversas e jogos com crianças da sua idade.

Um fator importante a ser avaliado é o risco de crises epilépticas, problemas de aprendizagem e dificuldades relacionadas com as síndromes genéticas. Fatores comuns na deficiência intelectual que devem ser avaliados por um médico especialista.

Tipos de deficiência intelectual

Síndrome do X frágil

A síndrome do X frágil é a causa mais comum de deficiência intelectual em todo o mundo. É uma condição genética causada por uma mutação — alteração na estrutura do DNA — no cromossomo X.

As pessoas nascidas com a síndrome do X frágil podem experimentar uma ampla gama de dificuldades físicas, de desenvolvimento, comportamentais e emocionais. No entanto, a gravidade pode variar de pessoa para pessoa.

Alguns sinais comuns da síndrome do X frágil incluem: atraso no desenvolvimento, deficiência intelectual, dificuldades na comunicação, ansiedade, TDAH e comportamentos semelhantes ao autismo, como bater as mãos, dificuldade nas interações sociais, no processamento de informações sensoriais, falta de contato visual e comportamentos repetitivos.

Síndrome de Down

A síndrome de Down não é uma doença, mas uma desordem genética que ocorre quando alguém nasce com a presença de três cromossomos 21 em seu DNA, ao invés de dois.

A síndrome de Down é o distúrbio genético cromossômico mais comum e a causa de distúrbios de aprendizagem em crianças. Pessoas com síndrome de Down podem ter características físicas e de desenvolvimento comuns, além de uma incidência maior que o normal de problemas respiratórios e cardíacos.

As características físicas associadas a síndrome de Down incluem: leve inclinação ascendente dos olhos, rosto arredondado e baixa estatura. As pessoas também podem ter algum nível de deficiência intelectual e de aprendizagem, mas isso varia muito em cada caso.

Atraso no desenvolvimento

Quando uma criança se desenvolve mais lentamente em comparação com outras da mesma idade, pode ser um sinal de atraso no desenvolvimento. Neste caso, uma ou mais áreas do desenvolvimento podem ser afetadas, incluindo a capacidade de locomoção, comunicação, aprendizagem e interação com outras crianças.

Às vezes, as crianças com atraso no desenvolvimento podem não falar e se comportar de maneira apropriada para a idade, mas podem progredir à medida que crescem. Para outros, o atraso no desenvolvimento pode se tornar mais significativo ao longo do tempo e afetar o aprendizado e a educação.

Síndrome do álcool fetal

A síndrome do álcool fetal refere-se a condições causadas pela exposição do feto ao álcool. Quando uma mulher está grávida, o álcool cruza a placenta da corrente sanguínea da mãe para a do bebê, expondo-o a concentrações semelhantes às da mãe.

Os sintomas variam muitas vezes, mas podem incluir características faciais distintas, deformidades das articulações, danos em órgãos como coração e rins, crescimento físico lento, dificuldades de aprendizado, falta de memória e discernimento, problemas comportamentais e habilidades sociais precárias.

Muitos casos são diagnosticados como autismo ou TDAH, pois os sintomas e sinais são semelhantes. Por isso, a Organização Mundial da Saúde recomenda que as futuras mães ou as que planejam engravidar devem se abster completamente de álcool.

Causas ambientais e outras

Às vezes, a deficiência intelectual é causada por um fator ambiental ou outras causas, que podem ser bastante variadas como:

  • Problemas durante a gravidez, como infecções virais ou bacterianas.
  • Complicações no parto.
  • Exposição a toxinas como chumbo ou mercúrio.
  • Doenças como meningite e sarampo.
  • Desnutrição.
  • Exposição ao álcool e outras drogas.
  • Trauma e outras causas desconhecidas.

Aos primeiros sinais de deficiência intelectual, os pais devem procurar um médico, pois quanto antes for diagnosticada, mais efeito terá o tratamento. 


Referências:

DIAS, Sueli de Souza; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de. Deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural: contribuições ao estudo do desenvolvimento adulto. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 19, p. 169-182, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382013000200003&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 1413-6538.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382013000200003.

TÉDDE, Samantha. CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: A APRENDIZAGEM E A INCLUSÃO. Disponível em: https://unisal.br/wp-content/uploads/2013/03/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Samantha-T%C3%A9dde.pdf

Você também pode se interessar...

8 respostas em “Quais são os tipos de deficiência intelectual?”

Assisti essa aula há tantos anos. Me deu uma nostalgia. Aprendi e aprendo muito com dr Clay e Lu Brites. Parabéns 👏👏👏👏

Olá Erin, tudo bem?

Não, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) não é considerado uma doença intelectual. O TDAH é um transtorno neurobiológico que afeta a capacidade de uma pessoa para se concentrar, controlar impulsos e regular o comportamento. Embora possa interferir no desempenho acadêmico e profissional, a inteligência da pessoa com TDAH não é afetada pelo transtorno em si. É importante lembrar que o TDAH é um transtorno comum e tratável, e muitas pessoas com TDAH têm uma vida plena e bem-sucedida.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

[…] A Deficiência Intelectual (DI) está relacionada a dificuldades que a pessoa apresenta no funcionamento cognitivo e no funcionamento adaptativo quando comparada com outras pessoas da mesma faixa etária. Essas dificuldades se caracterizam, por exemplo, como prejuízos no raciocínio e na linguagem, que impactam na forma como a pessoa se convive em sociedade e lida com as atividades da vida diária. […]

Não entraria a dislexia ? Pois é um transtorno que afeta fala, escrita e leitura. Sempre sofri na vida escolar e na vida profissional. Não tenho capacidade de competir numa vaga de emprego em uma empresa grande. Nunca fiz o Enem pois sei que não iria passar.
Sou diagnosticada com dislexia e tdha, não tem cura, vou ter isso o resto da vida, não sei como não entra nas vagas de pcd.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *