Skip to content Skip to footer

Quais habilidades são importantes para o desenvolvimento da leitura?

QUAIS HABILIDADES SÃO IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA?

Certamente, a criança que desenvolve a habilidade da leitura abre o seu mundo para uma infinidade de possibilidades.

A alfabetização é essencial não só no âmbito acadêmico como também para o contexto social. Portanto, por meio da alfabetização, a criança aprende novos conhecimentos e se comunica com o outro.

Como o processo de leitura começa?

O desenvolvimento da leitura de palavras serve como base para a alfabetização. Sendo assim, é a partir dessa aprendizagem que a criança consolida a compreensão acerca do uso do alfabeto.

Ou seja, entende-o como código de comunicação. Além disso, desenvolve a compreensão leitora e aprende também a escrever.

Por isso, geralmente, o contato com a leitura ocorre ainda na primeira infância. Por exemplo, quando compartilhada é importante para a alfabetização.

Sendo assim, quando a criança acompanha alguém lendo um livro com seus pais ou professores, ela certamente começa a perceber que as letras do alfabeto representam os sons que falamos.

Além disso, outras experiências além da leitura compartilhada favorecem o desenvolvimento da leitura. Por exemplo, quando os pais apontam uma placa na rua e lêem o que está escrito ali.

Ou seja, inicialmente, as crianças começam a distinguir as letras de outros símbolos. Por outro lado, depois, aprendem os sons que essas letras representam.

No entanto, aos poucos, compreendem que podemos fazer diferentes combinações com essas letras para formar qualquer palavra que quisermos.

Sendo assim, das palavras surgem as frases, tudo em um processo gradativo, até que a leitura passa a ocorrer por meio de uma estratégia ortográfica. Por outro lado, aprende-se a escrita.

No entanto, para o processo ter sucesso, habilidades precursoras são necessárias. Ou seja, trata-se de habilidades que antecedem e embasam a alfabetização propriamente dita.

O QUE É A CORDA DA LEITURA DE SCARBOROUGH?

Então, em 2001, Hollis Scarborough ilustrou o processo “O Modelo de Cordas”. Em suma, este processo mostra que para ser um bom leitor, precisa compreender aquilo que lê. Ou seja, é necessário desenvolver um conjunto de habilidades essenciais.

Algumas destas habilidades, apesar de dependerem de experiências e estímulo do ambiente, não necessitam de instrução explícita e sistematizada. Por exemplo, do conhecimento de mundo, raciocínio verbal e familiaridade com livros e outros materiais escritos. Ou seja, essas experiências favorecem a compreensão da linguagem de forma geral.

Entretanto, existem outras habilidades que requerem instruções explícitas e sistematizadas, dentre elas a consciência fonológica e a correspondência grafofonêmica. Sendo assim, essas habilidades favorecem a identificação de palavras escritas.

MAS QUAIS HABILIDADES SÃO IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA?


Esse nome “corda da leitura” é porque cada habilidade considerada-se como se fosse um fio. Por isso, ao ir se unindo a outras habilidades essenciais para o desenvolvimento da leitura formam uma corda.

Sendo assim, a partir do conhecimento da Corda da Leitura, pode-se perceber que ler não se resume a uma única competência. Mas sim, várias habilidades estimuladas auxiliam no desenvolvimento.

Então, que tal conferir a imagem representativa da: corda da leitura (SCARBOROUGH, 2001)

ALIÁS, QUAIS HABILIDADES IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA?

Em síntese, algumas das habilidades mais importantes para o desenvolvimento da leitura são:

  • Consciência fonológica: pois, diz respeito a identificação e manipulação dos sons que formam as palavras que falamos, sejam as sílabas ou os fonemas. Além disso, pode-se estimular em atividades orais que envolvem rimas. Por exemplo, a partir de poemas e cantigas de roda.
  • Princípio alfabético: pois compreende que as letras são símbolos que representam os sons que falamos, e é essencial para a aprendizagem da leitura. Por outro lado, a habilidade grafofonêmica desenvolve-se por meio do ensino explícito e sistematizado do som das letras.
  • Conhecimento: Dessa forma, ter conhecimento sobre fatos e conceitos diversos favorece o desenvolvimento da linguagem geral e, consequentemente, o desenvolvimento da leitura. Além disso, a aquisição desse conhecimento ocorre por meio de experiências que a criança vivência. Sem dúvida, seja conversando com outras pessoas, explorando locais ou lendo diferentes materiais.

MAS QUAIS HABILIDADES SÃO IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA?

  • Vocabulário: pois adquirir um bom repertório de palavras favorece o desenvolvimento da leitura. Ou seja, é como uma via de mão dupla: quanto mais palavras a criança conhece, melhor será a compreensão da leitura; por outro lado, quando mais a criança lê, maior será seu repertório de palavras. Dessa forma, a aquisição de vocabulário pode acontecer por meio da leitura, e durante a interação social da criança.
  • Estrutura da linguagem: portanto, é a compreensão de como frases formam-se. Além disso, é compreender que pode-se narrar um mesmo acontecimento de diferentes formas. Por exemplo, tal como “o rato está correndo do gato” ou “o gato está correndo atrás do rato”. Por isso, o conhecimento começa a desenvolver-se por meio da interação social. Ou seja, quando a criança se comunica com outras pessoas, e se aperfeiçoa na escola, com o conhecimento acadêmico.
  • Raciocínio verbal: pois essa habilidade favorece a linguagem de forma geral. Aliás quando, a criança a desenvolve, ela consegue compreender metáforas, piadas de duplo sentido. Além disso, consegue inferir informações a partir de um contexto, consequentemente, o raciocínio verbal interfere na compreensão leitora. Por isso, ele é estimulado a partir de interação social e da leitura.

ENTÃO QUAIS HABILIDADES SÃO IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA?

  • Nível de alfabetização: pois são conhecimentos que a criança desenvolve a partir de experiências de leitura. Por exemplo, ao compreender que a leitura ocorre da esquerda para a direita e de cima para baixo. Por isso, compreender que há diferentes gêneros literários, e que cada um utiliza-se uma situação diferente.
  • Decodificação e reconhecimento direto: pois são habilidades que a criança desenvolve para realizar a leitura em si. No entanto, a decodificação diz respeito a capacidade de a criança transformar as letras em sons, sílaba por sílaba. Por outro lado, o reconhecimento direto diz respeito a capacidade de reconhecer as palavras rapidamente, sem precisar realizar a leitura silabicamente. Ou seja, esses processos ocorrem de forma gradativa, a partir da estimulação e da prática. Portanto, quando a criança lê por meio do reconhecimento direto, a fluência e a compreensão são melhores.

Certamente, o tema desse artigo foi muito importante, que tal continuar estudando e aprendendo mais sobre habilidades de leitura e escrita? Então, assista o vídeo:


REFERÊNCIAS

RODRIGUES, P. DO N. et al. Phonological Awareness Skills Improved by the Teaching of Reading and Writing. Psicologia Escolar e Educacional, v. 23, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/SSVdGK9d9wJCCVVTpqySzgf/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 dez. 2022.

Leave a comment

0.0/5